Let's Sum

Dicas de técnicas para um bom atendimento (entendimento), ao cliente.

O atendimento de qualidade está gradualmente sendo observado com apreço pelos consumidores, pois eles estão mais exigentes, querem mais características positivas das pessoas que prestam serviços e dos produtos que são adquiridos.

Assim, para que você cause uma boa impressão em seus clientes e os fidelize de forma definitiva, aqui vão 5 técnicas, que você pode colocar em prática imediatamente:

1. Abordagem – Eventos que definem o tom e esquentam o negócio. Exemplos de frases: “Como está você?”, “Como vai a família?”, “Como está o clima por aqui?”. Essa fase deve ser curta, sempre.

2. Investigação – Encontrar fatos, informações e necessidades. Exemplo de frase/pergunta: “Quanto você projeta de crescimento para o próximo ano?”. É aqui que você será visto de forma diferente dos outros vendedores!

3. Argumentação de vendas – Mostrar que você consegue resolver o problema do cliente. Evite ir para esta fase até que o comprador deixe claro que sua demonstração irá resolver o problema dele. Exemplos: se o cliente falar: “Está claro para mim que vou precisar de produtos que me ajudem a projetar meu crescimento”, aí sim você mostra como conseguirá ajudá-lo.

4. Obter comprometimento – Fechar a venda e definir os próximos passos. Primeiro, você deve garantir que lidou com todas as preocupações/necessidades. Depois, os benefícios. E, por fim, propor o próximo nível de comprometimento. Mas antes é importante falar um pouco sobre fechamento e necessidades do cliente.

5. OUVIR NA ESSÊNCIA – O ouvir na essência é um tempo a mais dedicado para ouvir o outro, é uma atitude aberta, quase intuitiva. Nosso ato de ouvir na essência deve, às vezes, devido à dificuldade em falar sobre outro problema, lançar mão de nosso poder de intuição, nossa percepção além do óbvio, nossa forma quase mística que é acionada pela nossa intenção positiva, para realmente criar uma sinergia capaz de fazer essa relação gerar aprendizado.

Todos temos a necessidade de alguém com quem compartilhar e ouvir. Precisamos ser ouvidos, respeitados, entendidos e acolhidos, e não jul
gados. Ser ouvido na essência significa ser ouvido sem preconceitos ou julgamentos. Contar com alguém que realmente sinta e preste atenção no que ouve é algo muito raro e valioso. As pessoas que conseguem alcançar e tocar fundo nossas almas, criam uma relação de confiança recíproca.

Benito Costta

Eu sou Benito Costta, Master Trainer, palestrante, executivo de vendas com mais de 25 anos de experiência, escritor e apaixonado por formar e desenvolver “Verdadeiramente” as pessoas dentro das organizações. Ajudo as empresas e as pessoas a atingirem rapidamente seus resultados e metas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *